O problema do xixi e cocô em locais inadequados é mais um problema para os humanos devido a questões higiênicas e deterioração de móveis, do que para os cães.
O motivo do seu cachorro fazer xixi no tapete, no sofá e em lugares não convenientes pode ser vários:
-Falta de educação preventiva;
-ansiedade por separação;
-distúrbio comportamental;
-insegurança;
-marcação territorial;
-chamar a atenção;
-mudança de rotina.
O motivo pode até ser um problema fisiológico, neste caso consulte um veterinário.
Caso o problema não seja fisiológico, o problema deverá ser analisado individualmente visto que a eliminação de excrementos em locais inadequados nem sempre é devido aos mesmos motivos.
Uma vez que muitos cães são abandonados por fazerem as necessidades em locais inadequados. É muito importante que um especialista em comportamento trate deste problema.
Lamentavelmente, para algumas pessoas é muito mais simples abandonar o animal que fornecer condições para que o seu cachorro aprenda a conviver bem na sociedade humana.
Abaixo, cito alguns dos motivos de eliminação em locais inadequados:
1- Educação inadequada ou falta de educação;
2- O cachorro desenvolveu preferências por locais inadequados;
3- Falta de limpeza do local designado para fazer as necessidades.
Cães habituados a tapetes higiênicos, jornais e outros aparatos podem fazer em outros locais caso a área esteja suja.
4-Estado emocional. Cães ansiosos, tímidos, medrosos e traumatizados. Os traumatizados tendem a eliminar dejetos em locais escondidos, como por exemplo: atrás do sofá.
5- Preferência por um local. O momento ideal para ensinar os filhotes a fazerem as necessidades nos locais corretos é o período entre a oitava e nona semana de idade
6-Ansiedade por separação. Há vários fatores que devem ser analisados para chegar a este diagnóstico, como por exemplo: a eliminação inadequada ocorre na ausência do tutor; geralmente, acontece quando o cão se encontra só.
7-Marcação de território. Frequente em machos, pode significar que o seu cão esteja querendo se posicionar hierarquicamente dentro do grupo. Podendo indicar um sinal de dominância.
8-Xixi por excitação. Quando o tutor aparece.
9-Xixi por medo. Geralmente, acompanhado por outros sintomas como: taquicardia, respiração ofegante, pelo eriçado, dilatação da pupila, salivação.
O tratamento para o problema de eliminação em locais inadequados exige vigilância constante, determinação de regras, limites e um conjunto de treinamento de obediência.Cada caso necessita de um programa específico e adequado .
Se for por falta de aprendizagem, a educação sanitária deverá ser aplicada desde o início, indicando o local correto, e fazer com que o cão entenda onde e quando fazer as necessidades. A punição jamais deve ser empregada durante o processo educacional.
Este problema tem solução, mas depende do tutor estar disposto a investir em uma educação consistente e eficaz. Entender que a paciência e a perseverança são essenciais para a resolução do problema.
Cão A otimizando relações www.caoaeduca.com
Comments